10 NOVELAS BRASILEIRAS ROMÂNTICAS DE ÉPOCA PARA RECORDAR


ALÉM DO TEMPO (2015)

Escrita por Elizabeth Jhin, tem como tema a espiritualidade. A história de passa em duas fases. A primeira se passa no século XIX, e retrata a história de um amor de Lívia Diffiori e Felipe Castellini. Eles são de classes sociais distintas: ela é uma jovem humilde, obrigada a viver no convento da cidade por imposição da mãe, Emília; já ele, um nobre Conde, sobrinho-neto da poderosa Condessa Vitória, às vésperas de subir ao altar com a bela Melissa. Lívia e Felipe se apaixonam no exato instante que se conhecem. Porém, viver essa paixão, parece impossível diante de tantos empecilhos. 150 anos depois, todos os personagens de Campobello, agora nomeada Belarrosa, terão uma segunda chance para redimir os erros do passado. Felipe Santarém, humilde dono da Vinícola Campobello, e Lívia Beraldini, moça culta, rica e estudada, terão uma nova chance para viver o amor. Ao se entreolharem numa estação de metrô no Rio de Janeiro, os dois ficam perturbados pela sintonia que sentiram, como se já se conhecessem. Lívia é filha de Emília, com quem não tem uma boa relação. É também noiva de Pedro, um homem possessivo e ciumento. Já Felipe é casado com Melissa, que são pais de Alex. Melissa é uma esposa dedicada e deixou seus sonhos de lado para viver seu grande amor, para desgosto de sua mãe, Dorotéia. Ela revelará a sua real face quando descobrir o amor de Lívia e Felipe.

CHOCOLATE COM PIMENTA (2003)

A história começa em 1922, no Interior do Rio Grande do Sul quando o pai de Ana Francisca (Mariana Ximenes) é assassinado e ela, seguindo as instruções deixadas por ele em um bilhete, se muda para Ventura, no interior de São Paulo, para morar em um humilde sítio com uma parte da família que não conhece: sua avó paterna Carmem (Laura Cardoso), seu tio Margarido (Osmar Prado), a filha deste, sua prima Márcia (Drica Moraes). Para ajudar a família, ela trabalha como faxineira na Fábrica de Chocolates Bombom e se torna grande amiga de Ludovico (Ary Fontoura), dono do local. Por caridade, Ana também consegue estudar em uma Escola Normal, onde é constantemente humilhada por todas, com exceção de Celina (Samara Felippo), sua única amiga no colégio. Mesmo assim Danilo (Murilo Benício), o rapaz mais disputado da cidade, se apaixona perdidamente por ela, o que desperta a ira da mimada Olga (Priscila Fantin), que o ama e se une com a tia do rapaz, Bárbara (Lília Cabral), para elaborar um plano que atente contra a moça.


CIRANDA DE PEDRA (2008)

Em 1958, Laura (Ana Paula Arósio) e Natércio Silva Prado (Daniel Dantas) formam um dos mais bonitos e invejados casais da elite de São Paulo. Ele é um advogado conceituado e ávido para seguir uma vitoriosa carreira jurídica, e Laura é uma mulher elegante e culta. O casal tem três filhas: Otávia (Ariela Massotti), Bruna (Anna Sophia Folch) e Virgínia (Tammy di Calafiori). A família mora em um casarão do Jardim Europa. Laura sofre de distúrbios emocionais que a fazem ter crises constantes. Ela se trata com o médico Daniel Freitas (Marcello Antony) - com quem já teve um caso no passado -, que é o oposto de Natércio, sempre ocupado demais para dar atenção à esposa. Para fugir da falta de compreensão, Laura sempre busca o apoio de seu médico, que, apesar de não o manifestar, ainda é apaixonado por ela e se esforça para sublimar seus sentimentos. Não suportando mais conviver com a arrogância do marido, Laura decide acabar seu casamento. 


DESEJO PROIBIDO (2007)

A história se passa na década de 1930, quando encontram um bebê em um pequeno cesto, no rio ao lado de uma gruta. Esse é o começo da história da pequena Laura (Fernanda Vasconcellos). Na cidade de Passatempo, todos atribuem o fato a um milagre da santa da gruta. Justamente para estudar o misterioso caso, o divertido padre Inácio (Marcos Caruso), pároco da cidade convida seu afilhado, o padre Miguel (Murilo Rosa), a ir à cidade de Passaperto. O que Miguel não imagina é que essa missão mudará o rumo de sua vida. Após chegar em Passaperto, Miguel se envolve com Laura, por quem se apaixona, e o que deixa desiludido pelo o fato dele seguir a sua vocação, e além do mais, Miguel tem de enfrentar o ciúme de Henrique, noivo de Laura.

DIREITO DE AMAR (1987)

Na cidade do Rio de Janeiro do início do século XX, o industrial Augusto Medeiros (Ednei Giovenazzi) se vê forçado a casar sua filha, Rosália (Gloria Pires), com o temível banqueiro Francisco de Montserrat (Carlos Vereza), por causa de uma dívida. Mas Rosália está apaixonada por Adriano (Lauro Corona), médico recém-formado que conhecera num baile de máscaras, na passagem de ano de 1900, sem saber que ele era filho do Sr. de Montserrat. Enquanto isso, Montserrat mantém sob seus cuidados uma mulher, Joana (Ítala Nandi), tida como louca, presa num quarto de sua mansão - uma mulher que sabe demais sobre o obscuro passado dele. Ao fim, descobre-se que Joana era, na verdade, esposa de Montserrat, que se fizera passar por viúvo. Mas o banqueiro tem ainda que enfrentar seu antigo rival, o médico Jorge Ramos (Carlos Zara), com quem disputara Joana no passado. Além disso, o médico exerce grande influência sobre Adriano, inclusive em sua escolha profissional.


ETERNA MAGIA (2007)

A história é divida em duas fases. Inicialmente é ambientada em 1938, na fictícia cidade mineira Serranias, fundada por imigrantes irlandeses no século XVIII. A trama principal gira em torno da família Sullivan, na qual o patriarca Max é dono da maior empresa de extração e minério da cidade. Max casou-se com Marta, com quem teve duas filhas, Eva e Nina. Conrado é um agricultor humilde, filho de Loreta e Joaquim, apaixonado por Nina. Após vários anos de estudo, e ter se tornado uma pianista de grande prestígio na Europa, Eva retorna para Serranias, e também de apaixona por Conrado, criando assim uma rivalidade entre as irmãs. O pior acontecerá, quando Eva pede a ajuda para a bruxa Zilda para engravidar de Conrado e, sem muitas opções, os dois se mudam para a Irlanda e se casam. Nina fica abalada com essa situação, preferindo se fechar para o amor e passa a estudar e trabalhar.

ESSAS MULHERES (2005)

Inspirada nas obras de José de Alencar : Senhora, Lucíola e Diva. A trama se passa em 1880, na cidade do Rio de Janeiro, seguindo a vida de três mulheres: Aurélia (Christine Fernandes), Maria da Glória (Carla Cabral) e Mila (Miriam Freeland). Elas são grandes amigas e frequentam as aulas de etiqueta juntas, porém, a vida não demora muito para colocá-las em direções diferentes. Aurélia vive com sua mãe e o irmão em uma casa dos seus avós, porém eles são expulsos quando seu tio Lemos vende o imóvel, forçando-os a ir morar de aluguel e ela a trabalhar como empregada para a arrogante Adelaide que a humilha e lhe rouba Fernando Seixas, um jornalista com quem ela vivia um romance. O rapaz abandona a moça pelo alto dote de Adelaide que poderá salvar sua família da falência. Enquanto isso, Maria da Glória decide entregar-se para Cunha em troca de dinheiro para comprar os remédios para seu pai. Para não envergonhar mais a família, a moça forja sua morte e assume o nome de Lúcia Bicallo, tornando-se uma cortesã. Paralelamente, Mila se tornou uma mulher à frente de seu tempo, sendo abolicionista e feminista, além de uma exímia pintora sem medo de se aventurar. Ela se apaixona pelo médico negro Dr. Augusto, o que gera o ódio de sua mãe, a conservadora Leocádia, que transforma sua vida em um inferno.


FASCINAÇÃO (1998)

A história se passa na década de 1930. Ana Clara (Regiane Alves), uma humilde jovem filha de um leiteiro, só estuda graças a uma bolsa cedida pela própria escola, mediante uma prova que ela fez, por ser bem inteligente e ter passado. No baile de formatura do ensino secundário, conhece Carlos Eduardo. É fascinação a primeira vista. Os dois dançam e saem para conversar. Subitamente, uma cigana aparece dizendo que eles são nascidos um para o outro, mas que antes enfrentarão muitos obstáculos para serem felizes. Essa profecia assusta os dois e com o passar do tempo, a amizade cresce muito e acabam se apaixonando. Mas a mãe do rapaz, Melânia, ao descobrir que a jovem pertence a uma família pobre é contra o namoro, já que quer ao filho uma mulher de "berço", que o represente na sociedade e que o ajude a sair da decadência financeira que a família vive.


FORÇA DE UM DESEJO (1999)

Século XIX, Vale do Paraíba, Rio de Janeiro. Higino Ventura (Paulo Betti) é um ex-mascate que enriqueceu com negócios escusos e que comprou a fazenda Morro Alto, na localidade de Vila de Sant'Anna, para se aproximar de sua antiga paixão, Helena Silveira (Sônia Braga), moradora da fazenda vizinha, a Ouro Verde, que se casara com um poderoso barão, Henrique de Sampaio Sobral (Reginaldo Faria). Ventura está disposto a tudo para reconquistar Helena, inclusive comprar a Ouro Verde e obter o título de nobreza e o mesmo status de Sobral. Mas Helena, apesar de desprezá-lo por amar o marido, sofre nas mãos do barão, pois este sabe que Abelardo (Selton Mello), quem criou como seu filho, é na verdade filho de Ventura. O filho legítimo do casal, Inácio (Fábio Assunção), não se conforma com o tratamento cruel que o pai dá a sua mãe e decide ir embora da fazenda. No Rio de Janeiro, conhece Ester Ramos Delamare (Malu Mader), uma bela cortesã, dona do salão mais famoso e requintado da Corte. Os dois se apaixonam e vivem um intenso romance, e Ester decide abandonar a vida que tem para viver ao lado de Inácio. Porém, a inesperada morte da mãe faz com que o jovem volte à fazenda para ajudar o pai e o irmão. Além disso, separa-se de Ester devido a uma rede de intrigas armadas contra os dois pela maquiavélica Idalina Menezes de Albuquerque Silveira (Nathalia Timberg), sua avó, que, embora nem desconfie que Ester seja uma cortesã, teme o envolvimento do neto com uma moça de classe social inferior. Para conseguir destruir o romance, Idalina escreve uma carta de rompimento para Ester com a assinatura falsificada de Inácio. O barão Sobral, arrasado com a morte de Helena e pelos sentimentos de culpa que o atormentam por ter dado à esposa uma vida infeliz, decide recomeçar sua vida e faz uma longa viagem à Corte. Após conhecer Ester, apaixona-se sem saber que ela é o grande amor de seu filho. Ele a convence de que não vale a pena se destruir pela desilusão que ela está sofrendo, e, querendo dar-lhe a chance de ter uma nova vida ao seu lado, pede-a em casamento. Após a união sacramentada, Sobral e Ester partem para a Ouro Verde e, ao chegar lá, Ester tem mais uma triste surpresa ao ficar frente a frente com Inácio; vítimas de uma armadilha do destino, agora eles terão de morar na mesma fazenda, sem que o barão desconfie que a sua nova mulher é a mesma por quem seu filho se apaixonou.

O CRAVO E A ROSA (2000)

Catarina Batista (Adriana Esteves) é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) é um homem cuja crença é a de que a mulher deve ser a rainha do lar. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório. Conhecida como 'a fera' por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de 'cordeirinho', e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.

ORGULHO E PAIXÃO (2018)

Ambientada em 1910, início do século XX, a trama se passa no fictício Vale do Café e conta a história de Elisabeta Benedito (Nathalia Dill), mulher à frente do seu tempo, com sonhos e ambições completamente diferentes para uma jovem do período. Ela é incentivada pelo pai Felisberto (Tato Gabus Mendes) a realizar seus sonhos, diferente da mãe Ofélia (Vera Holtz), com quem vive às turras sobre a criação das filhas. A matriarca Benedito vê a possibilidade do casamento como a condição ideal para que as filhas se realizem pessoal e socialmente. Elisabeta vive com outras quatro irmãs, cada uma com uma personalidade diferente: Jane (Pâmela Tomé) é a mais bela; Cecília (Anaju Dorigon) é uma leitora voraz; Mariana (Chandelly Braz) é louca por aventura; Lídia (Bruna Griphao) já é mais espevitada. Elisabeta terá uma reviravolta em sua vida quando conhecer o belo e sisudo Darcy (Thiago Lacerda), com quem terá um conflito que logo se transformará numa grande paixão e os fará resignificar alguns valores e posturas assumidos por ambos até então.
Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário