CIDADE DE LORENA (SP) | HISTÓRIA E CURIOSIDADES


Antiga Estação Ferroviária de Lorena(SP)
Olá !!! E falando sobre Lorena, achei interessante compartilhar com vocês sobre a pesquisa que fiz da cidade que inspirou meu nome. Lorena é um município brasileiro do estado de São Paulo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Sua população estimada é de aproximadamente 86.764 hab. (209,69 hab./km²) e sua área é de 414 km² após a emancipação política de Canas, seu último distrito. 


Vamos conhecer um pouco mais ?!?!

 Igreja Matriz


SOBRE A HISTÓRIA

Lorema teve sua origem no final do séc. XVII, surgiu um povoado com a necessidade de apoio às expedições dos bandeirantes e viajantes na travessia do rio Paraíba na busca de ouro à Minas Gerais, onde foi instalado o denominado “Porto de Guaypacaré”. Conhecida como Vila de Guaypacaré em 1705. A freguesia foi criada em 1718 e o município em 1788, sendo elevada a cidade em 1856. 


Igreja de São Benedito

Conhecida pelas cidade das "palmeiras imperiais", recebeu a Monarquia Imperial Brasileira, desde, D.Pedro I, cujo caminho esta foi para a Proclamação da Independência, e em sua estadia na conhecida Rua da Palmeiras. Depois recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, Princesa Isabel e seu marido, o Conde D'eu, que se hospedaram na suntuosa residência do Sr. Conde Moreira Lima. Lorena, no auge dos tempos do café abrigou grandes fazendas com destaque as do próprio Conde Moreira Lima, Barão de Santa Eulália, Barão da Bocaina, Albano José, Cornélio João da Silva, Tomás Alves de Figueiredo, entre outros. 




O núcleo inicial da povoação surgiu no fim do século XVII ao redor das roças de Bento Rodrigues Caldeira, com o nome de Porto de Guayapacaré. Em 1705, tornou-se Nossa Senhora da Piedade após a construção da capela da cidade à Santa de mesmo nome feita com doações de Bento Rodrigues Caldeira, João Bosco de Almeida e Pedro da Costa Colaço. Tornou-se freguesia em 1718 e foi elevada à categoria de Vila em 14 de novembro de 1788, com o nome de Lorena por decreto do Capitão-General Bernardo José de Lorena, então governador de São Paulo. A Vila de 1788 tornou-se cidade em 1856. Na década anterior havia tomado parte, ao lado de Silveiras, na Revolução Liberal de 1842, dominada pelo Duque de Caxias. Passara, então, a pertencer à província do Rio de Janeiro, castigo que durou pouco tempo, pois já no ano seguinte voltou à província de São Paulo. 

5º Batalhão de Infantaria
Lorena, por sua vez, vinte e oito anos depois de criado seu município, sofreu seu primeiro desmembramento: em 1816, Areias se emancipava, levando consigo todas as terras hoje pertencentes a Areias, Bananal, Silveiras, Queluz, São José do Barreiro e Lavrinhas, num total de 2487 km², ou seja, uma área correspondente a dois terços da área original do município lorenense. E daquilo que então lhe restou, Lorena ainda veio a perder, mais tarde, Cruzeiro, em 1871; Cachoeira Paulista em 1880 e Piquete em 1891. 


O povoado nasceu como ponto de apoio das expedições bandeirantes que iam a Minas Gerais à procura de ouro. No século XIX. Em 1937 a cidade torna-se sede de bispado, com a criação da diocese de Lorena, que abrange 11 municípios: os dez em que se dividiu o originário e mais o de Cunha. Lorena desenvolveu-se com a cultura de cana-de-açúcar e do café. Atualmente a principal atividade econômica do município é a pecuária, especialmente a leiteira.



ORIGEM DO NOME



Lorena chamou-se inicialmente "Hepacaré’, nome tupi-guarani que, segundo Teodoro Sampaio, quer dizer "braço ou seio da lagoa torta", em virtude de um braço do rio Paraiba ali existente na época, mas, segundo o Relatório da Província de São Paulo, de Azevedo Marques (1887), "hepacaré" significa "lugar das goiabeiras". Lorena recebe seu nome atual devido Bernardo José Maria de Lorena e Silveira, quinto conde de Sarzedas, foi um fidalgo e administrador colonial português.




FONTE DE PESQUISA


Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário