AS 10 MELHORES NOVELAS TURCAS HISTÓRICAS PARA CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA TURQUIA

 


Nesse video trago a indicação de 10 NOVELAS TURCAS HISTÓRICAS para conhecermos mais sobre a história e cultura da Turquia. São histórias baseadas em fatos reais em diversos períodos desde a formação do país até os dias atuais. Esse tema foi uma indicação de uma das nossas seguidoras do canal. Deixem comentários do que acharam e também deem sugestões de temas para os próximos videos...


ALPARSLAN (2021)

Conta sobre a história do Império Seljúcida, onde Alparslan conhecido como o "Leão Corajoso" (Baris Arduç), após vencer a batalha de Malazgirt e capturar o Imperador Bizantino em 1071, assume o poder pólitica na Ásia. Ele foi o Sultão mais famoso da dinastia Selçuklu. Alparslan conquistou territórios, venceu os cristãos e abriu as portas da atual Turquia para os turcos nômades. Ele foi o pai Meliksah e avô de Sencer e Tapar. É a segunda temporada.

BARBAROSLAR - BÁRBAROS A ESPADA DO MEDITERRÂNEO (2021)

Conta a história de 4 irmãos marinheiro corsários que detêm a supremacia otomana no Mediterrâneo, Hayreddin Barbarossa Hızır Reis (Ulaş Tuna Astepe), Oruc Reis (Engin Altan Düzyatan), Ishak (Yetkin Dikinciler) e Ilyas (Caner Topcu). O conhecimento de mapas e habilidades de Oruç (Engin Altan) o tornaram um grande conquistador e defensor de Argel e do norte da África, mas para vencer os Espanhóis, seu maior inimigo, aliou-se aos Otomanos que o nomearam governador de Argel.
Realizaram muitas conquistas a despeito da morte prematura de seu irmão Ilyas. Oruç era conhecido como Baba Oruç ( Baba Aruj em árabe)  de onde, em virtude da cor de sua barba, tornou-se famoso como Barba Roja ou Barba Rossa. Seu irmão Hizir era conhecido como Hayrettin Pasha, e após a morte de Oruç continua sua missão herdando seu apelido Barba Rossa.
CELALEDDIN - O LEÃO DA ESTEPE (2021)

Conta a vida de Celaleddin Harzemşah (Emre Kivilcim), o último líder do Estado Khwarazm. As terras Khwarazm que evoluíram após a imigração das tribos Oguzes e Kipcak se tornaram fiéis aos Seljuks, sendo seu primeiro líder designado pelo Sultão AlpArslan. Quem liderava a região era chamado Harzemşahlar, de onde surgiu a dinastia de Celaleddin, que foi seu último representante. Em uma parte do tempo a dinastia manteve-se fiel ao governo dos Seljuks, e na época em que Genghis Khan expandia suas conquistas por toda a Ásia, e firmava sua fama de invencível, Celaleddin, consegue derrubar esse mito, na batalha de Pervan. Entrando para a história como a primeira grande derrota do exército Mongol.

DESTAN (2021)

Destan significa Lenda. Conta a história de Akkiz (Ebru Sahin) é uma guerreira das montanhas da Ásia Central que ficou órfã ejura vingança. O enredo se passa entre os séculos VIII e IX, antes que os habitantes da região adotassem o Islã. Tudo está rodeado pela magia e pela vida selvagem da época. Akkiz conhecerá Gök Tegini Batuga (Edip Tepeli), um príncipe também órfão. A união deles mudará o destino do povo turco. Tribos turcas estão cercadas por ameaças de seus vizinhos chineses, mongóis e persas. Eles também têm seus próprios confrontos internos entre tribos. 

DIRILIS ERTUGRUL - O GRANDE GUERREIRO OTOMANO (2014-2019)

O enredo é baseado na história dos muçulmanos turcos Oghuzes e ambientado no séc. XIII. Centra-se em torno da vida de Ertuğrul (1198-1281) (Engin Altan Düzyatan), que foi um líder dos cais (kayı boyu), uma tribo de turcos oguzes originários do norte do Irã. Foi ele também o pai de Osmã I, que viria a ser o fundador do Império Otomano. No total foram 5 temporadas. 

KOSEM : MUHTESEM YUZYIL (2015-2017) 

Protagonizada por Beren Saat. Conta a história de Anastasia (Nasia), uma menina grega de 13 anos de idade que vive uma vida campestre em Tinos. Anteriormente, ela foi pintada com um cordeiro em suas mãos. Esta pintura foi mais tarde enviada para o Palácio de Topkapi, onde foi descoberta por Ahmed, o jovem sultão otomano, que acaba de subir ao trono. Devido à impressão causada sobre ele, Safiye Sultan ordenou que a menina fosse trazida para o palácio de Topkapi. Nasia mostrou-se desagradável, de personalidade impetuosa e infantil, já que esta era a primeira vez que ela encarava dificuldades reais. Ela jurou que voltaria para sua casa. Quando ela chegou ao palácio, Ahmed começou a visitá-la com mais frequência. Como Anastasia nunca experimentou o amor antes, ela rejeitou o amor de Ahmed, mas depois começou a explorar o significado do amor, e começou a "crescer". Por causa de seus sentimentos por Ahmed, ela mudou de ideia, e percebeu que eles estão destinados um ao outro. Nasia até arriscou sua vida por seu amante. Devido à sua bravura e aparente invulnerabilidade, ela tornou-se mais e mais poderosa. Nasia mudou seu nome para Kösem, e, eventualmente, se tornou a mais poderosa Sultana na história otomana.

KURULUS OSMAN (2019-2021)

Da tribo de Kayi, descendente dos Oguzes, filho de Ertugrul e neto de Suleian Sah, fundou um Império que dominou a Turquia por 600 anos, até 1922. Após o enfraquecimento do Estado Seljúcida criado por Tughril bisavô de Meliksa (Uyanis, Buyuk Selçuklu), ele uniu as tribos turcas, e estabeleceu sua própria dinastia. A dinastia Otomana, ou Osmanli no idioma turco. Impôs-se a seus inimigos, Mongóis e os Bizantinos e seus descendentes conquistaram um território que, em 1922, com a dissolução do Império Turco Otomano, deu oriegm a 73 países. Em sua saga, teve como sua aliada, seu grande amor, Bala Hatun, filha de Edebali, líder dos Ahis que eram dominados pela pensamento sufista da época e foram, juntamento com o exército de Osman, os responsáveis pela sua vitória.

MEHMED (2018)

Em 1451, o sultão mehmed teve um grande sonho quando recebeu a notícia da morte de seu pai e partiu de manisa para edirne, a capital. é conquistou constantinopla, a maçã do mundo. no entanto, grandes obstáculos aparecerão antes de seu grande sonho. Com o ator Kenan Imirzalioglu.

O SULTÃO SULEIMÁN (2011-2014)

Em 1520, Suleiman, 26, ascendeu ao trono do Império Otomano. Ele se junta a uma concubina nomeada Mahidevran e tem seu primeiro herdeiro, Príncipe herdeiro Mustafa. Um dia, o sultão visita seu harém e se apaixona por um escravo ucraniano ruivo de origem cristã chamada Alexandra ou Roxelana. Uma garota inteligente, astuta e ambiciosa aprende rapidamente as regras do palácio e como se beneficiar do favor do sultão. O sultão apaixonado lhe dá um nome turco: Hürrem.

UYANIS : BUYUK SELCUKLU (2020)

Conta sobre o início da história do Império Otomano, sobre os 2 irmãos, filhos do Sultão Meliksah (Bulgra Gulsoy), um criado pela mãe, Sencer , e o outro pelo pai. Ahmed Sencer (Ekin Koç) sabe sobre seu pai mas ele não, ele não pode revelar esse segredo. Enquanto que Muhammed Tapar (Ali Guzusirin), não sabe da existência do irmão nem quem é sua verdadeira mãe. Em uma tentativa de assassinar o Sultão, Sencer salva a vida do pai fazendo com que se aproxime dele. Primeira temporada com 34 episódios. 



Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário