1 de abril de 2015

Origem do Dia da mentira - 1º de Abril



 Encontramos várias explicações para o 1º dia de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia dos tolos ou dos bobos. Dizem que a brincadeira teria surgido na França. No começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam exatamente do dia 1º. Ficando claro que não há fontes seguras desse fato.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à essa ideia e continuaram a seguir o calendário antigo. Passaram então a ridicularizar a data e enviar presentes e convites para festas que não mais existia, ficou conehcida como plaisanteries. Em países que falam inglês chamam de April Fools' Day ( Dia dos Tolos ), já na Itália e França chamam respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril - "peixe de abril".

No Brasil, 1º  de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia da morte de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas, dando como referência um local inexistente.
E então, você já pegou alguém com A mentira hoje ?!

⊱✿◕‿◕✿⊰


SOBRE Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena. Amo escrever, ler, viajar , me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Criei esse espaço para estar compartilhando sobre o que gosto, meu cotidiano, coleções, leituras, resenhas de produtos, tutoriais, viagens e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com

POSTS RELACIONADOS

Comente com o Facebook:

INSTAGRAM