4 SÉRIES TURCAS INSPIRADAS EM HISTÓRIAS REAIS

 



ASAS DA AMBIÇÃO (Kus uçusu - 2022 - 2024)
Conta no elenco os atores Birce Akalay e Ibrahim Çelikoç. O autor Meriç Acemi se inspirou na história de vários jornalistas do Oriente Médio e na forma como a profissão é tratada na região, colocando em risco a vida dos profissionais, para desenhar o enredo. Entre os casos que o impactaram, está o de Banu Guven, uma jornalista turca que ficou muito famosa no início dos anos 2000, sendo abruptamente demitida de uma emissora de TV, em 2011, ao declarar sua posição política. O mesmo se repetiu em 2017, com Nevşin Mengü, uma âncora do CNN Turquia, conhecida por suas críticas ao governo do país, e em 2022, quando Sedef Kabas foi detido por supostamente insultar o presidente turco Recep Tayyip Erdoğan. A trama faz paralelos com situações que continuam a acontecer todos os dias. Shireen Abu Aqleh, da emissora Al Jazeera, foi morta pelo Exército Israelense enquanto trabalhava na Palestina, em 2022, chamando a atenção para a luta dos jornalistas no Oriente Médio. Na série, quando a jovem Asli (Miray Daner) é escolhida para ser âncora de um jornal tradicional, sua personalidade logo conflita com a dos outros profissionais, mas o foco é chegar ao topo da maneira mais fácil que conseguir. Com três temporadas completas na Netflix, foi lançada em 2020, totaliza 24 episódios, com 8 em cada ano. 

FATMAGUL (2010)
A trama da série foi inspirada no livro Fatmagül'ün Suçu Ne? (“Que Culpa Tem Fatmagul?”, em português), de Vedat Türkali. Mas apesar de parecer apenas uma obra de ficção, o escritor se baseou em uma história real para dar origem ao trágico enredo apresentado em seu livro. Fatmagül, uma bela e humilde jovem de Esmirna, cidade no sudoeste da Turquia, que trabalha na fazenda do seu irmão Rahmi e está prometida a Mustafá, um jovem pescador com quem sonha em se casar. A cidade está agitada devido ao casamento de Selim, filho do influente empresário Resat, com Meltem, uma socialite. Na festa de noivado do casal, Fatmagül conhece Kerim Ilgaz, que se apaixona por ela à primeira vista. Selim aproveita a ocasião para reencontrar Kerim, Vural e seu primo Erdogan para comemorar. Bêbados, os quatro amigos encontram Fatmagül no meio da estrada e a violentam. Kerim não participa do abuso, mas não faz nada para evitar. Mukkades, cunhada de Fatmagül , acha o anel de Selim no local onde encontraram Fatmagül e vende seu silêncio aos pais de Selim, que se preocupam com a repercussão do caso e tentam esconder o fato de qualquer maneira. Os quatro amigos se desesperam, mas Kerim está convencido de que não feriu Fatmagül. Vural consegue convencer Kerim de que ele participou do ato. Após essa noite, os personagens se envolvem em uma história repleta de paixão e vingança, onde apenas a força do amor será capaz de trazer a felicidade de volta à vida de Fatmagül.

O ALFAIATE  (Yali çapkini -  2022)
Um alfaiate renomado começa a fazer o vestido de casamento da noiva do melhor amigo, mas os três guardam segredos que podem ter consequências inesperadas. Os atores turcos Çağatay Ulusoy, Sifanur Gül, Salih Bademci e Olgun Şimşek estrelam este emocionante e surpreendente drama. Gülseren Budayıcıoğlu desenvolveu a premissa básica da série. Para quem não conhece, ela é uma aclamada escritora e roteirista de TV na Turquia. Porém, antes de ingressar na indústria do entretenimento, trabalhou por muitos anos como psiquiatra. Alguns dos livros mais populares da escritora, como ‘Madalyonun İçi,’ ‘Camdaki Kız,’ e ‘Hayata Dön’ servem como a base da trama. Para escrever a trama de O Famoso Alfaiate, a autora se baseou em suas interações com pacientes enquanto ainda trabalhava como psiquiatra. A escritora também utilizou essas mesmas inspirações para criar algumas das séries mais famosas da TV turca.

THE GIFT (2019+2021)
The Gift, os fãs explodiram de emoção, pois sabia-se que seria um sucesso, já que está baseada no romance de Şengül Boybaş, que ganhou grande reconhecimento. “The Gift” é um drama de fantasia espiritual turco que oferece uma visão inédita da bela cidade de Istambul. Esta produção original da Netflix é dirigida pela mesma equipe que está por trás de ‘The Protector’, um dos programas internacionais mais bem-sucedidos na plataforma. Embora a história trate sobre a nova conexão de uma mulher com a espiritualidade, ela se mantém baseada na realidade de certa forma. É uma história simples sem argumentos demasiadamente pretensiosos. Como resultado, a série tem até o momento três temporadas. A série segue a vida de Atiye, uma jovem e talentosa pintora que tem uma vida perfeita em Istambul. Ela tem uma família abastada e um namorado rico e carinhoso. Além disso, ela logo realizará sua exposição individual. No entanto, tudo muda quando o paleontólogo Erhan encontra algo dentro do templo mais antigo da Terra, ou seja, o Göbekli Tepe. Uma imagem encontrada nesse antigo santuário conecta Atiye ao Göbekli Tepe. Agora, a vida de Atiye não é mais perfeita e ela precisa desvendar os mistérios de seu passado oculto sob essas ruínas.



Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário