Vamos falar sobre uma das séries turcas mais marcantes de todos os tempos, Fatmagul. Exibida entre 2010 e 2012, Com 80 episódios originais, foi interpretada pela atriz Beren Saat e inspirada em fatos reais. No Brasil foi exibida pela Band entre 2015 e 2016, com 185 capítulos dublados em português, teve o título de Fatmagul, a força do amor. É baseada na obra Fatmagül'ün Suçu Ne? (Que culpa tem Fatmagul?) do escritor turco Vedat Turkali.
Conta a história de uma bela e humilde jovem de Esmirna, cidade no sudoeste da Turquia, que trabalha na fazenda do seu irmão Rahmi que tem problemas mentais e está prometida a Mustafá, um jovem pescador com quem sonha em se casar. O local está agitado em consequência da festa de casamento de Selim, filho de um rico empresário. Nessa noite enquanto Fatmagul vai até o porto para se despedir do seu noivo, encontra no caminho os 4 amigos (Selim, Kerin, Erdogan e Vural que vinham bêbados da festa. Eles a violentam e a abandonam. Pela manhã, sua cunhada a encontra.
Seu noivo a rejeita quando descobre o que aconteceu. Para encobrir os fatos e não virar um grande caso de polícia, eles decidem fazer um acordo e obrigam Fatmagul a se casar com Kerim, um jovem humilde e solteiro, e que está apaixonado por ela, o único que não teria abusado dela. Nas leis locais da época se caso o abusador casasse teria sua pena reduzida. O acordo seria que Kerim assumisse toda a culpa e permanecesse casado por 1 ano. Eles passam a conviver e não é nada fácil para nenhum dos dois levar essa história a diante. Só o tempo para curar as feridas e fazer com que ela passe a confiar nele. Ao fim ela consegue levar sua história a público e faz justiça condenando seus abusadores.
Na história real, é muito mais pesada do que é contada na trama. Kerim real teria abusado dela, foi obrigado a se casar, era muito agressivo e batia muito nela. Ela termina engravidando dele. Rejeitando o filho, ele bate nela até que ela perca o bebê. Ele a obriga a dizer no hospital que teria sido aborto espontâneo. Ele continua sendo violento com ela. Não se sabe como eles estão atualmente até mesmo para manter sua privacidade.
O autor do livro enquanto estava de férias em Fetieh no sul da Turquia, conta com mais ou menos 190mil habitantes, quando ele ouviu dos moradores locais a história de uma mulher que teria sofrido um estupro coletivo. De volta a sua cidade, questionou um produtor de cinema sobre produzir essa história mas por ser algo muito pesado para aquele momento foi vetado. Depois de mudar algumas coisas no roteiro e amenizar. Finalmente em 2010 virou novela.
________________________________
REFERÊNCAS
https://www.facebook.com/sobrevivendonaturquia/posts/atendendo-a-tantos-pedidos-consegui-encontrar-a-hist%C3%B3ria-ver%C3%ADdica-de-fatmag%C3%BCl-co/684813191660959/
https://www.youtube.com/watch?v=G2hBfXQJwRg
https://cinemus.com.br/fatmagul-e-uma-historia-real-a-verdade-por-tras-da-serie-turca/
Nenhum comentário:
Postar um comentário