10 LIVROS TURCOS PARA VOCÊ CONHECER

 


Dessa vez venho indicar a vocês 10 livros de origem turca para que vocês possam conhecer um pouco mais sobre a cultura, sua história e costumes. São livros com os mais variados temas que encantam e divertem os leitores..




A QUEDA DOS OTOMANOS, A GRANDE GUERRA NO ORIENTE MÉDIO - EUGENE L. ROGAN
É um livro bem histórico, que relata a Primeira Guerra Mundial pelo ângulo dos otomanos. Trata-se de uma visão complementar à que estamos acostumados, com a narrativa dos EUA e da Europa Ocidental.

A NOVELA DO CONQUISTADOR - NEDIM GURSEL
conta a história de como o sultão Mehmet, o conquistador, conquistou de vez Istambul, derrubando assim o longo império Bizantino.

A TUMBA NEGRA - AHMET UMIT
é uma história de mistério onde um assassinato está diretamente ligado às descobertas arqueológicas que revelaram antigos tabletes Hititas. 

CONSTANTINOPLA - PHILIP MANSEL
O título usa o nome antigo de Istambul para contar a história desta cidade a partir da queda de Constantinopla e por todo o período otomano. É uma viagem por um império que durou séculos e teve Istambul como capital por quase meio milênio.

DE VOLTA A ISTAMBUL - ELIF SHAFAK
conta a história de uma adolescente que vive em Istambul, filha de mãe solteira, e os conflitos e alegrias da vida em família. 

FATMAGUL - VEDAT TUKKALI
Conta a história de Fatgmal, uma garota humilde, noiva de um pescador e cheia de sonhos para seu casamento até o momento que é violada por homens e seu mundo vem abaixo. Baseado em fatos reais acontecidos na Turquia.

ISTAMBUL - ORHAN PAMUK
Traça uma história afetiva de sua cidade e revela, "com os olhos da memória" nas palavras do escritor Alberto Manguel, os personagens, as ruas e becos, os grandes e os pequenos acontecimentos que definiram sua vida.

KURT SEYIT E SURA - NERMIN BESMEN
 nos conta a história de um casal que vive um amor proibido à medida que foge da onda de devastação causada pela revolução bolchevique. Neta de Kurt Seyit, o lobo, que procurou refúgio no já enfraquecido império otomano, a autora relata a história real até então traduzida para doze idiomas. 

O PALHAÇO E SUA FILHA - HALIDE EDIP ADIVAR
A obra foi publicada em 1935 e aborda temas como o feminismo e o nacionalismo, traçando um rico panorama do império turco-otomano. O choque entre as culturas ocidentais e orientais também ganhou relevância durante o encontro e é tratado, no livro, de forma importante.

QUEM É ESSA MULHER ESTRANHA? - LEYLA ERBIL
escrito num período em que o sistema político turco estava fragilizado depois de ter passado por um golpe militar em 1961, Erbil, além de explorar esse momento histórico, destaca a paralisia do povo diante dos acontecimentos do país. Nesse cenário conflituoso, uma pergunta se apresenta: quem é essa mulher estranha? É assim, por exemplo, que os vizinhos se referem à mãe da protagonista, a qual não deu nenhum herdeiro homem ao marido. Essa mulher estranha é também a moça que perde a virgindade com o próprio irmão, e a estudante que se envolve com o partido de esquerda e luta para libertar o povo que ela diz amar.”

Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário