10 NOVELAS PORTUGUESAS PARA CONHECER E SE APAIXONAR




Ultimamente tenho assistido muitas novelas portuguesas pelo canal da SIC Internacional, TVi e pelos sites oficiais. Sou fascinada pelas histórias de amor, pelas paisagens do país e pelos atores. Dessa vez, venho compartilhar com vocês 10 indicações de novelas que podem ser vistas online. Tenho certeza que vocês vão amar também... .




A IMPOSTORA (2016-2017)

Essa é uma das minhas novelas favoritas. Foi escrita por António Barreira e transmitida pela TVI. Conta a história das gêmeas idênticas Vitória e Verónica (interpretadas por Dalila Carmo), que emigraram para Moçambique há oito anos, tendo visto ali uma terra de oportunidades. Em Lisboa, durante uma festa, Vitória é estuprada. Dessa violação, nasce Jaiminho (André Carvalho). Atualmente com 7 anos, a criança tem câncer, o tratamento é muito caro. Nesse momento, a vida das duas irmãs voltam a se cruzar com a de Frederico Varela (Pedro Lamares), ele é casado com Diana (Fernanda Serrano), uma bem-sucedida médica em Lisboa. É daqueles homens que acham que o dinheiro pode comprar tudo e faz uma proposta milionária a Vitória, para que esta seja sua acompanhante numa viagem. Pensando na cura da criança, Vitória embarca com Frederico, mas o avião onde os dois viajam desaparece misteriosamente no Pacífico e os dois são dados como mortos. Depois de descobrir que a irmã foi novamente enganada e quase certa de que Frederico foi o violador, Verónica toma uma atitude drástica para poder curar o sobrinho. Assume a identidade da irmã, mostrando-se disposta a tudo para destruir a família de Frederico.



A HERDEIRA (2017)

Escrita por Maria João Mira e transmitida pela TVI. Conta a história de Luz Fuentes (Kelly Bailey), uma moça que acreditava ser cigana mas descobre ser a herdeira de uma grande fortuna. Duarte Alvarega (Pedro Lamares) é um homem rico, mas infeliz. Há 20 anos perdeu a primeira mulher e a filha foi raptada. Ele faz de tudo para encontrá-la. Casa-se com Madalena (Rita Pereira) e teve mais dois filhos: Carlota (Júlia Palha) e Pipo (Leonardo Marques). O homem que foi condenado pelo rapto, entrega a Duarte a foto de uma mulher muito parecida com a sua primeira esposa. Pede-lhe para que a procure no México. O homem é morto a tiros. Duarte viaja para o México também para assistir ao casamento de Beatriz Rivera (Mafalda Marafusta). Durante um brinde ele vê Alexa Torres (Jessica Athayde), uma portuguesa amiga da família Rivera. Antes de conseguir falar com ela, um violento atentado acontece e Emiliano e vários membros da sua equipe morrem. Alexa é mais tarde encontrada com uma arma na mão e torna-se fugitiva. Entretanto, chega à cidade uma mulher que vem se encontrar com o pai, que trabalha na cozinha do hotel onde se dá o atentado. Chama-se Luz (Kelly Bailey) e é uma cigana, loira e de olhos azuis. O pai é Ramón Garcia (Joaquim Horta), cigano português que quis ir para os Estados Unidos trabalhar. Alexa ia ajudá-los, mas agora é ela quem precisa de auxílio. Encontrar a lista é a única maneira de provar a inocência de Alexa. Duarte e Alexa voltam a se encontrar. Mesmo achando que ela seria uma assassina, Duarte termina se apaixonando por ela. A investigação dos dois leva-os até Caetana Rivera (Alexandra Lencastre), a viúva do general. Ela está ligada ao cartel de narcotráfico que assassinou Emiliano. Para desviar as atenções da polícia, incrimina Alexa. Já de volta a Portugal, Rámon junta-se com Luz à sua família no Minho. Nesse momento, percebe que a jovem cigana nunca conhecera bem Portugal, pois o pai levou-a para fora do País quando era bebé. A razão? Soraia (Sofia Ribeiro) não podia ter filhos, por isso o casal ficou com uma criança que encontrou. Luz, mesmo prometida a outro cigano, termina se apaixonando por Vicente Villalobos (Lourenço Ortigão), um diplomata licenciado em Direito que namora com Carlota. Eles viverão muitos conflitos que precisarão superar para ficar juntos.


AMAR DEPOIS DE AMAR (2019)

Trata-se da adaptação da novela argentina Amar Después de Amar e foi adaptada por Catarina Peixoto e Helena Amaral. Na história, Raquel (Maria João Pinho) e Gonçalo Macedo (Pedro Lima) são felizes, estão casados há 20 anos e têm dois filhos gémeos: Frederico (Gonçalo Norton) e Alice (Catarina Rebelo). Gonçalo é sócio maioritário de uma empresa de viveiros de ostras e de uma fábrica de distribuição de peixe e marisco. Herdeiro, disputa o controlo da empresa com o primo e sócio André (Nuno Pardal). Enquanto isso, Marina (Dina Félix) e Augusto (Filipe Vargas), também casados há 20 anos, têm dois filhos adolescentes: Catarina (Carolina Frias) e Nicolau (Bernardo Faria). Augusto é empreiteiro de obras e Marina queria ser profissional de danças de salão. Os dois casais se conhecem na escola onde estudam seus filhos. Raquel encontra em Marina a amiga cúmplice que lhe faltava, mas Gonçalo encontrará nela uma paixão avassaladora. O amor entre os dois, que ambos acreditam ser um segredo absoluto, virá à tona quando sofrem um atentado e um acidente de carro. Marina morre e Gonçalo fica em coma. Nasce aqui uma investigação policial que nos leva ao encontro de quase todos os personagens. Pelo que se vem a descobrir, todos poderiam ter razões para ter praticado aquele crime porque, afinal, todos sabiam mais sobre aquela paixão do que deixavam transparecer. O inspetor da Polícia Miguel Meireles (Pedro Teixeira) vai ter um papel importante nesta investigação, como também sua mulher Laura (Fernanda Serrano), que dedica à escrita de uma nova ficção inspirada no crime que atinge Marina e Gonçalo. O envolvimento de Laura neste inquérito ultrapassará em muito os limites, colocando também sua própria vida em perigo.




BELMONTE (2013-2014)

Escrita por Artur Ribeiro e transmitida pela TVI. É uma adaptação das telenovelas chilena Hijos del Monte, e mexicana Pasión de Gavilanes. No Alentejo, cinco irmãos, filhos adotivos do patriarca Emílio Belmonte (António Capelo) gerem o grupo empresarial Belmonte, detentor de empresas no ramo da vinicultura, azeites, exploração de mármore, turismo cinegético e investimentos financeiros e imobiliários. A família está ligada à história ancestral da terra, mas Emílio, o último descendente, está casado com Clarisse, uma mulher que não podia ter filhos. No Alentejo se fazem os preparativos para o noivado de João com Julieta (Carla Galvão) - filha da outra família mais antiga da terra, só que falida, os Milheiro - no Brasil, Emílio está com Sofia (Manuela Couto) e a filha, Paula (Graziella Schmitt), revelando-se que Emílio tem uma outra família. Sofia foi amante de Emílio e ficou grávida no momento em que Clarisse se encontrava doente. Como Sofia se recusou a abortar, Emílio pagou-lhe a mudança para o Brasil. Foi nesse país que nasceu Paula, a quem nunca disseram que era filha dele. Emílio parte para Portugal. No caminho para o aeroporto, Emílio vê o que parece ser um acidente e resolve parar para ajudar, mas o que parecia ser um acidente é na verdade uma emboscada fatal.



LAÇOS DE SANGUE (2010)

Escrita por Pedro Lopes e transmitida pela SIC. Tudo se inicia há 25 anos, quando duas irmãs são levadas na correnteza de um rio. O pai consegue salvar somente a mais velha, Inês, mas, acaba por falecer quando tenta resgatar a outra filha, cujo corpo nunca chega a aparecer. A mãe, que está grávida, assiste a toda a tragédia. Agora, Inês (Diana Chaves) é graduada em Gestão Hoteleira e proprietária do restaurante, em sociedade com a mãe. O seu grande amor é João (Diogo Morgado), um médico que viaja frequentemente em ações humanitárias. Quando regressa de uma temporada na Amazônia que João se percebe que o amor que sente pela namorada é muito forte e decide pedi-la em casamento. A felicidade do casal é abalada, João sofre um AVC e a sua irmã, grávida do primeiro filho, é atingida por um assaltante. A menina que todos julgam desaparecida e que é irmã de Inês é Marta, que, após ser adotada por uma nova família, se chamará Diana (Joana Santos). O choque do acidente fez com que perdesse a memória. Catarina (Teresa Tavares) é uma das suas melhores amigas que, no entanto, nunca conheceu a sua verdadeira personalidade. Quando descobre toda a verdade, recupera as suas memórias e vai procurar a sua família biológica, em especial Inês. A partir daí, o seu grande objetivo será um só: vingança. Diana tentará destruir a irmã e reconquistar a vida que nunca chegou a viver, passando por bens materiais, até ao namorado de Inês, João. Ao seu lado terá Ricardo (Carlos Vieira), com quem se envolverá.



MAR SALGADO (2014-2015)

Escrita por Inês gomes e transmitida pela SIC. Leonor Trigo (Margarida Vila-Nova) se apaixona por Gonçalo (José Fidalgo), um piloto de motos famoso, e fica grávida de gémeos. Como percebe que Gonçalo nunca aceitará ser pai, esconde a gravidez de todos. Quando já está prestes a ter os bebês, seu pai, Alberto Trigo (José Raposo), descobre o que está acontecendo e exige que Gonçalo assuma as suas responsabilidades. O parto é feito na clínica do seu amigo, com o apoio da mulher do médico, Alice Amorim (Rita Loureiro), que é enfermeira. Leonor está inconsciente enquanto o parto é feito. Quando acorda, dizem que o bebé nasceu morto. Na verdade, a menina é entregue à irmã de Gonçalo – Amélia (Maria João Pinho) que não podia ter filhos e o menino é deixada numa igreja. Dezesseis anos depois, Leonor se tornou instrutora de mergulho nos Emirados Árabes, mas nunca conseguiu esquecer o que aconteceu no passado. É um choque quando Alice lhe aparece a contar a verdade. Todas as certezas que Leonor tinha são abaladas ao saber que deu à luz duas crianças saudáveis e que o mais provável é estarem vivas. Ela não hesita e decide de imediato voltar a Portugal para procurar os filhos e vingar-se de quem lhe mentiu. Ela reencontra André Queiroz (Ricardo Pereira) que foi a primeira grande paixão e nunca a esqueceu. Leonor aproxima-se dele para saber informações sobre os filhos. Pretende apenas usá-lo, mas os dois acabam por se apaixonar e vivendo uma história de amor.



TERRA BRAVA (2019-2021)

Criada por Inês Gomes. Conta a história de Diogo Moreira (João Catarré), um militar condecorado, cujo nome verdadeiro é Rodrigo Montenegro Bastos, passa a vida a planejar vingar-se da mulher responsável pelo seu rapto em criança e pela destruição da sua família. Quando descobre que a mulher que lhe destruiu o passado é Eduarda Ferreira (Maria João Luís), regressa a Vila Brava, a sua terra natal, para se vingar, mas apaixona-se pela filha, Beatriz (Mariana Monteiro), com quem mantinha uma relação de amizade antes de ser mandado raptar por Eduarda. Beatriz encontra-se casada com Tiago Branco (Renato Godinho), o irmão biológico do militar e única família que lhe resta. Esta, é uma história de vingança. Uma matriarca determinada em manter o passado longe. Um amor doentio e uma história de superação.


OURO VERDE (2017)

Escrita por Maria João Costa e transmitida pela TVI. A história é sobre Jorge Monforte (Diogo Morgado), um empresário brasileiro, dono do império Ouro Verde no Brasil, um dos líderes mundiais no mercado agropecuário. Acaba de adquirir uma importante participação no Banco Brandão Ferreira da Fonseca (BBFF), uma empresa familiar liderada pelo poderoso banqueiro português Miguel Ferreira da Fonseca (Luís Esparteiro), conquistando um assento no restrito conselho de administração da instituição. A novidade não é bem acolhida na família do banqueiro, que suspeita das reais intenções daquele estrangeiro. O que não passa pela cabeça de ninguém é que Jorge Monforte seja a nova identidade de Zé Maria Magalhães, dado como morto há 15 anos, que volta agora para fazer justiça pela morte da sua família. O elenco conta com Silvia Pfeifer, Úrsula Corona, Zezé Motta e Bruno Cabrerizo em papéis centrais, e na trilha sonora encontramos muitas músicas belíssimas com cantores brasileiros.



SOL DE INVERNO (2013-2014)

Escrita por Pedro Lopes e transmitida pela SIC. Conta a história de Sofia Ferreira Bívar (Rita Blanco) que é casada com Álvaro Bívar (João Reis). Eles são sócios de Laura Teles de Aragão (Maria João Luís) e Francisco (Ricardo Carriço), na empresa BOHEME. Esta harmonia chega ao fim quando Sofia e o marido são acusados de desviarem dinheiro da empresa. Laura forja as provas que incriminam os sócios, depois de se convencer que Sofia tem um caso com o seu marido ao ler os e-mails entre eles. Francisco sofre um acidente e fica entre a vida e a morte, Laura, desliga as máquinas que mantem Francisco vivo e arruína a vida de Sofia. Assim, Sofia e Álvaro, fogem para Moçambique, lá, começam do zero. Sofia abre uma padaria que irá crescer, transformando-se numa cadeia de lojas e de distribuição. Quando finalmente é provada sua inocência, regressa a Portugal após cumprir cinco anos de exílio. Decide recuperar tudo o que perdeu e o que foi roubado. A guerra contra Laura, a antiga sócia, está declarada. 



VIDAS OPOSTAS (2018)

O criador é Alexandre Castro e foi transmitida pela SIC. Conta a história de Eva Lemos (Joana Santos), ela é uma mulher bem sucedida e casada com Marco Vaz (Renato Godinho), vê sua vida mudar drasticamente com o seu desaparecimento dele. Ele também está casado com Eva, e ao mesmo tempo, noivo de Maria Pinho (Sara Matos). Nenhuma delas sabia da existência uma da outra. Ao se envolve em um grande problema, Marco decide fugir com Maria e a filha Alice, fingindo a própria morte. Eva vê a sua vida desabar. É expulsa da casa onde vive, descobre as contas vazias e é afastada da agência anti-doping, acusada de passar informações aos traficantes, acabando por regressar aos subúrbios de Sintra. Nesta casa, além dos conflitos entre mãe e filha, acompanharemos a forma como Eva tenta “recuperar” a relação com os irmãos. Em meio a tudo isso, a outra Maria bate a porta a acusando do que aconteceu. Quando Ricardo Candal (João Jesus), descobre que Marco foi o responsável da morte de Fred decide vingar-se. E vai ter dois alvos: Maria e Eva. Mas acaba por apaixonar-se por Maria a quem promete ajudar se ela o ajudar a colocar Marco na cadeia.



Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário