Como fazer resenha de um livro


 RESENHA DE UM LIVRO

Antes de começar a fazer resenhas sobre livros nesse blog achei interessante primeiro definir o que de fato é uma resenha e sua importância para quem deseja conhecer uma obra e o tema em questão...
Resenha é um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre determinado livro. O objetivo é ser direto, procurando informar de forma resumida e acrescentando sua visão a respeito do que foi lido. Resumir, não quer dizer ser superficial, mas evidenciar as principais características, sejam elas boas ou ruins.
É necessário que haja em sua linguagem a simplicidade, concisão, clareza, objetividade, imparcialidade e impessoalidade. Evitar sempre os termos "Eu gostei ou não gostei", mas definir os motivos positivos ou negativos da obra. 

Os tipos de resenhas, podem ser as resenhas acadêmicas e universitárias que apresentam moldes rígidos de padronização, e ainda se subdivide em resenha crítica, descritiva ou temática.

Para as resenhas críticas deve seguir alguns passos: 
- Identifique e apresente a obra
- Descreva a estrutura e o conteúdo
- Analise de forma critica 
- Recomende ou não 
- Identifique o autor da obra

Já a resenha temática é um pouco mais simples
- Apresente o tema e resuma os textos
- Conclua e mostre as fontes

E enquanto que a resenha literária serve simplesmente para divulgar uma obra, permite ao leitor tomar conhecimento e decidir se deseja ler ou não. É a forma mais comum e simples. Uma boa crítica ou má em veículos da mídia considerados importantes pode ajudar ou a imagem sobre uma obra.

Antes de começar a fazer sua resenha procure primeiro fazer uma leitura completa da obra (vá fazendo algumas anotações ou marcações), depois faça uma rápida releitura dos pontos chaves e depois procure pensar sobre o que você acabou de ler, não escreva de imediato pense a respeito e consulte até outras fontes de desejar, então assim você estará pronto a começar a escrever sua resenha.

Dicas de como escrever:
Fale do que se trata o livro, se tem alguma característica especial, como o assunto é abordado, qual é a tese e a intenção do autor, os conhecimentos prévios, a que tipo de leitor o autor se dirige, se foi escrito de forma interessante, se o tema foi bem compreendido, se as ilustrações condiz com o que foi tratado, e se desejar pode fazer uma comparação com outras obras do mesmo autor ou de outros.

Lorena Caribé
Lorena Caribé

Olá! Meu nome é Lorena Caribé. Sou estudante de Psicologia, faço aulas de Teatro e Idiomas. Tenho contos publicados em antologias pela Editora Illuminare. Amo viajar e me corresponder com pessoas de várias partes do mundo. Estarei compartilhando aqui um pouco do que eu gosto, leituras, cotidiano e dicas em geral. CONTATO: lorena.caribe@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário