Como fazer resenha de um livro


 RESENHA DE UM LIVRO

Antes de começar a fazer resenhas sobre livros nesse blog achei interessante primeiro definir o que de fato é uma resenha e sua importância para quem deseja conhecer uma obra e o tema em questão...
Resenha é um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre determinado livro. O objetivo é ser direto, procurando informar de forma resumida e acrescentando sua visão a respeito do que foi lido. Resumir, não quer dizer ser superficial, mas evidenciar as principais características, sejam elas boas ou ruins.
É necessário que haja em sua linguagem a simplicidade, concisão, clareza, objetividade, imparcialidade e impessoalidade. Evitar sempre os termos "Eu gostei ou não gostei", mas definir os motivos positivos ou negativos da obra. 

Os tipos de resenhas, podem ser as resenhas acadêmicas e universitárias que apresentam moldes rígidos de padronização, e ainda se subdivide em resenha crítica, descritiva ou temática.

Para as resenhas críticas deve seguir alguns passos: 
- Identifique e apresente a obra
- Descreva a estrutura e o conteúdo
- Analise de forma critica 
- Recomende ou não 
- Identifique o autor da obra

Já a resenha temática é um pouco mais simples
- Apresente o tema e resuma os textos
- Conclua e mostre as fontes

E enquanto que a resenha literária serve simplesmente para divulgar uma obra, permite ao leitor tomar conhecimento e decidir se deseja ler ou não. É a forma mais comum e simples. Uma boa crítica ou má em veículos da mídia considerados importantes pode ajudar ou a imagem sobre uma obra.

Antes de começar a fazer sua resenha procure primeiro fazer uma leitura completa da obra (vá fazendo algumas anotações ou marcações), depois faça uma rápida releitura dos pontos chaves e depois procure pensar sobre o que você acabou de ler, não escreva de imediato pense a respeito e consulte até outras fontes de desejar, então assim você estará pronto a começar a escrever sua resenha.

Dicas de como escrever:
Fale do que se trata o livro, se tem alguma característica especial, como o assunto é abordado, qual é a tese e a intenção do autor, os conhecimentos prévios, a que tipo de leitor o autor se dirige, se foi escrito de forma interessante, se o tema foi bem compreendido, se as ilustrações condiz com o que foi tratado, e se desejar pode fazer uma comparação com outras obras do mesmo autor ou de outros.

Comente com o Facebook:

CATEGORIAS

ALIEXPRESS (6) CARTAS (21) COLEÇÕES (2) COMPRAS (7) CURIOSIDADES (3) DECORAÇÃO (4) DIÁRIO (1) DICAS (42) EDITOR (2) EUROPA (11) FILMES (14) HALLOWEEN (6) IDIOMAS (2) INSPIRAÇÃO (4) LEITURAS (20) LENTES (3) LIVROS (1) LOOKS (1) MAQUIAGEM (7) MEUS TEXTOS (39) MODA (1) MÚSICAS (3) NATAL (5) ORIGAMI (4) PLANNER (1) PRESENTES (1) PUBLICAÇÃO (3) RECEBIDOS (1) RECEITAS (4) SÉRIES (11) TAGS (9) TEATRO (18) TUTORIAIS (5) UNHAS (1) VIAGEM (13)

@lorenacaribeblog